21 de novembro de 2010

Diaghilev and the Golden Age of the Ballets Russes, 1909-1929

Uma grande exposição no Victoria & Albert Museum explora o mundo do influente diretor-artístico Serge Diaghilev e de sua companhia de dança, uma das mais emocionantes  do século 20, os Ballets Russes.
Diaghilev combinava dança, música e teatro, inserindo toda a sua imaginação e arte de criar. Teve a colaboração de grandes criadores e artistas como Stravinsky, Chanel, Picasso, Matisse e Nijinsky.
As performances dramáticas de Diaghilev transformaram a dança, despertando interesse pelo balé em toda a Europa e América. Celebrando sua influência duradoura sobre a arte do século 20, design e moda, a exposição apresenta mais de 300 objetos, incluindo figurinos originais, cenografia, adereços e cartazes criados por artistas e designers, como Léon Bakst, Georges Braque e Natalia Goncharova, contando assim a história de uma companhia que começou na convulsão social e política da Rússia pré-revolucionária e passou a causar sensação com suas performances exóticas nunca vistas antes.
Os trajes e adereços foram re-criados por alunos do London College of Fashion em parceria com o English National Ballet, comemorando o centenário dos balés russos. Confira algumas imagens:


A exposição poderá ser conferida até 9 de janeiro de 2011. Quem estiver por Londres, não pode deixar de conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário