13 de julho de 2011

O rock e suas faces

Se existe um gênero musical que se desmembra em muitas faces é o Rock'n Roll.

Paixão rock'n roll: vinil. Estes pertencem a esta que vos escreve

Desde que nasceu, lá nos subúrbios americanos no final da década de 40, o rock cresceu, amadureceu, mudou, renovou, retornou (muitos alegam que ele morreu), mas até hoje nós o idolatramos, ouvimos e curtimos seus sons provenientes de guitarras enlouquecidas e baterias estridentes.
Ele nasceu da união entre rhythm and blues e o country, mas já foi punk, grunge, heavy metal, pop, glam, gospel, romântico e também satânico!


A primeira música rock'n roll (considerada por alguns especialistas no assunto) é Rocket 88 (1948) de Jackie Braston e os Delta Cats (na verdade Ike Turner). Mas a primeira a chegar nas paradas de sucesso foi Rock Around the Clock (1955) de Bill Haley, que foi quem abriu as portas para os que viriam depois. Mas quem arrombou todas as portas e mostrou para o mundo o que era esse tal de rock,n roll foi com certeza ELE, o pai do rock: Elvis Presley, com a música That's all Rigth. [clique nas músicas citadas para ouví-las].

Trinca de ouro no início de tudo: Ike Turner, Bill Haley e Elvis Presley
De lá pra cá, muitos foram os sucessos que viraram clássicos eternos, muitas foram as bandas que se tornaram ícones da história musical, muitas foram as capas de disco que se tornaram lendárias, muitos shows se tornaram inesquecíveis, muitos clipes viraram mania, e muitas modas foram lançadas no mundo do rock.
Se ele já morreu ou não, é discutível, mas uma coisa é certa: ele é eterno na mente, nos ouvidos e nos aparelhos de som de quem ama esse gênero musical.

Foto: blog Rockinsight
Foto: Revista Criativa


Feliz Dia Mundial do Rock!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário