7 de outubro de 2010

Lançamento Caderno Perfil Moda - parte I

Lançamento Caderno Perfil Moda - Inspirações e Tendências - Inverno 2011 - CNI/Senai
Palestrante Marcos Antônio Hamersky
O caderno veio dentro desta sacola impermeável

O Caderno Perfil Moda é um caderno diferente dos demais que divulgam e confirmam tendências de moda. Este trabalha com base no estudo de perfil e desejo de consumidores, ou seja, foca comportamentos. Fruto de imensa pesquisa aqui e fora do país, em feiras, desfiles, vitrines e rua, o caderno traz cartela de cores, informações pertinentes a identidade nacional no item Saiba mais e as Macro tendências, onde constam acontecimentos globais que vão nortear a indústria criativa nos próximos meses.
Eu e a colega estilista Jana Lerino na entrada do evento

Marcos, antes de apresentar o painel sobre a pesquisa, comentou que estatísticas comprovam que as empresas ligadas ao design estão entre as que mais crescem no país, portanto, investir num estudo aprofundado neste sentido é imprescindível no momento.
Falou rapidamente sobre o seminário Comportamento e Consumo que participou no Rio de Janeiro a poucos dias em que foram apresentadas pesquisas de consumidor, evidenciando o seguinte:
Direcionamento de consumo = a busca da felicidade
Pesquisa Happiness:
- emoção
- compartilhamento
- sustentabilidade
Como curiosidade, o palestrante citou alguns dados da pesquisa Happiness feita no Brasil, sobre o que é felicidade para o cidadão de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo:

POA
- almoço em família no domingo
- chimarrão no Parque da Redenção
- assistir ao GRENAL

RJ
- ir ao boteco, confraternizar com amigos
- não se leva as pessoas pra casa, se vai a algum bar

SP
- sair para jantar com boa companhia

Marcos começou o painel falando sobre as Macro tendências:

- Simplicidade Engenhosa:
            - reinventando o essencial
            - sublime criatividade
            - produtos funcionais e conscientes
            - velhas cidades, novos espaços
            - o cliente constrói a marca (ex. site Brandkarma)
            - vida real, vida virtual
            - humor e ironia
            - simples atos marcantes (ex. Exposição de Beuys)
- Ícone Renovado:
            - Dita Von Teese vestida de santa na abertura da feira Première Vision
            - metamorfose (ex. Exposição Moebius Transe Forme)
            - opostos (coletivo X individual)
            - apropriação de códigos (ex. black-food)
            - texturas e sabores diferentes
            - ícones reinterpretados
            - ilustração e paper cut
            - materiais inusitados
            - tridimensional facetado
            - o planeta responde (desastres naturais)
            - destruição e reconstrução (recicle, reaproveite, renove)
            - construções survivalistas
- Frankeinstein Design (misturas inusitadas, às vezes perturbadoras, constroem novos produtos)
            - o conceito upcycling
            - arte do lixo
- Universo Luz
            - resgate de profecias (ex. filme A Estrada)
            - a cultura da fé
            - consumo e religião (ex. terço de plástico-bolha)
            - espiritismo (filmes como Chico Xavier, Nosso Lar)
            - paganismo (talismãs, patuás, viram artigos de moda)
            - crianças índigo (crianças “iluminadas” ganham atenção mundial)

Em segundo momento Marcos apresenta os perfis de consumidores destacados na pesquisa.
- Sense Girls
            - 25-40 anos
            - refinamento sensorial
            - paixão por valores estéticos
            - sua casa é o microcosmo do seu interior
            - busca em tudo a harmonia
- Pleasure Growers
            - mais de 60 anos
            - prezam alimentação, turismo, cuidados com o corpo
            - sensibilidade ambiental e conforto
            - produtos ergonômicos
            - busca o bem-estar
Neste momento o palestrante abre um parênteses para falar de uma questão importante que é o futuro da moda casual, em que as pessoas estão cada vez mais buscando tecidos que proporcionam o máximo conforto, em peças que privilegiam o movimento do corpo sem atrapalhar. E identificou aqui os tecidos em malha (circular e retilínea) e os tecnológicos, pois são os que proporcionam esta moda.
- Expo Teens
            - 12-19 anos
            - ligados a tecnologia
            - vêem a moda e o consumo como definição de identidade
            - estética ritualizada (tribos)
            - produtos cool e identificadores
- Linker People
            - 20-35 anos
            - estética surpreendente
            - criativos
            - estéticas urbanas
            - serviços virtuais
            - tecnologia é extensão da própria identidade
- Singular Woman & Normal Breakers
            - 35-50 anos
            - buscam a simplicidade
            - se preocupam com a origem dos produtos
            - estética da saúde
- Mind Builder (masculino)
            - 35-50 anos
            - prezam arte, cultura, cinema, música
            - são cosmopolitas

O evento contou com o patrocínio das empresas B.E.S.T. Malhas e Sultêxtil, ambas de Caxias do Sul.
Na entrada, as empresas apresentaram ambiências com seus lançamentos.

B.E.S.T. Malhas
Sultêxtil
Amanhã transcrevo a segunda parte, sobre as tendências.

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