Lançamento Caderno Perfil Moda - Inspirações e Tendências - Inverno 2011 - CNI/Senai
Palestrante Marcos Antônio Hamersky
O caderno veio dentro desta sacola impermeável |
O Caderno Perfil Moda é um caderno diferente dos demais que divulgam e confirmam tendências de moda. Este trabalha com base no estudo de perfil e desejo de consumidores, ou seja, foca comportamentos. Fruto de imensa pesquisa aqui e fora do país, em feiras, desfiles, vitrines e rua, o caderno traz cartela de cores, informações pertinentes a identidade nacional no item Saiba mais e as Macro tendências, onde constam acontecimentos globais que vão nortear a indústria criativa nos próximos meses.
Eu e a colega estilista Jana Lerino na entrada do evento |
Marcos, antes de apresentar o painel sobre a pesquisa, comentou que estatísticas comprovam que as empresas ligadas ao design estão entre as que mais crescem no país, portanto, investir num estudo aprofundado neste sentido é imprescindível no momento.
Falou rapidamente sobre o seminário Comportamento e Consumo que participou no Rio de Janeiro a poucos dias em que foram apresentadas pesquisas de consumidor, evidenciando o seguinte:
Direcionamento de consumo = a busca da felicidade
Pesquisa Happiness:
- emoção
- compartilhamento
- sustentabilidade
Como curiosidade, o palestrante citou alguns dados da pesquisa Happiness feita no Brasil, sobre o que é felicidade para o cidadão de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo:
POA
- almoço em família no domingo
- chimarrão no Parque da Redenção
- assistir ao GRENAL
RJ
- ir ao boteco, confraternizar com amigos
- não se leva as pessoas pra casa, se vai a algum bar
SP
- sair para jantar com boa companhia
Marcos começou o painel falando sobre as Macro tendências:
- Simplicidade Engenhosa:
- reinventando o essencial
- sublime criatividade
- produtos funcionais e conscientes
- velhas cidades, novos espaços
- o cliente constrói a marca (ex. site Brandkarma)
- vida real, vida virtual
- humor e ironia
- simples atos marcantes (ex. Exposição de Beuys)
- Ícone Renovado:
- Dita Von Teese vestida de santa na abertura da feira Première Vision
- metamorfose (ex. Exposição Moebius Transe Forme)
- opostos (coletivo X individual)
- apropriação de códigos (ex. black-food)
- texturas e sabores diferentes
- ícones reinterpretados
- ilustração e paper cut
- materiais inusitados
- tridimensional facetado
- o planeta responde (desastres naturais)
- destruição e reconstrução (recicle, reaproveite, renove)
- construções survivalistas
- Frankeinstein Design (misturas inusitadas, às vezes perturbadoras, constroem novos produtos)
- o conceito upcycling
- arte do lixo
- Universo Luz
- resgate de profecias (ex. filme A Estrada)
- a cultura da fé
- consumo e religião (ex. terço de plástico-bolha)
- espiritismo (filmes como Chico Xavier, Nosso Lar)
- paganismo (talismãs, patuás, viram artigos de moda)
- crianças índigo (crianças “iluminadas” ganham atenção mundial)
Em segundo momento Marcos apresenta os perfis de consumidores destacados na pesquisa.
- Sense Girls
- 25-40 anos
- refinamento sensorial
- paixão por valores estéticos
- sua casa é o microcosmo do seu interior
- busca em tudo a harmonia
- Pleasure Growers
- mais de 60 anos
- prezam alimentação, turismo, cuidados com o corpo
- sensibilidade ambiental e conforto
- produtos ergonômicos
- busca o bem-estar
Neste momento o palestrante abre um parênteses para falar de uma questão importante que é o futuro da moda casual, em que as pessoas estão cada vez mais buscando tecidos que proporcionam o máximo conforto, em peças que privilegiam o movimento do corpo sem atrapalhar. E identificou aqui os tecidos em malha (circular e retilínea) e os tecnológicos, pois são os que proporcionam esta moda.
- Expo Teens
- 12-19 anos
- ligados a tecnologia
- vêem a moda e o consumo como definição de identidade
- estética ritualizada (tribos)
- produtos cool e identificadores
- Linker People
- 20-35 anos
- estética surpreendente
- criativos
- estéticas urbanas
- serviços virtuais
- tecnologia é extensão da própria identidade
- Singular Woman & Normal Breakers
- 35-50 anos
- buscam a simplicidade
- se preocupam com a origem dos produtos
- estética da saúde
- Mind Builder (masculino)
- 35-50 anos
- prezam arte, cultura, cinema, música
- são cosmopolitas
O evento contou com o patrocínio das empresas B.E.S.T. Malhas e Sultêxtil, ambas de Caxias do Sul.
Na entrada, as empresas apresentaram ambiências com seus lançamentos.
B.E.S.T. Malhas |
Sultêxtil |
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