26 de outubro de 2011

Quem é esta senhora?

Num mundo onde it girls novinhas, com seus saltos Louboutin e carinhas de rica dominam, uma senhora de 90 anos e muito estilo está dando o que falar. Ela se chama Iris Apfel.


Este ano, Isis ganha documentário produzido pelo cineasta Albert Maysles para comemorar suas nove décadas de vida. Ela já teve uma exposição de seu guarda-roupa no Metropolitan Museum em 2005, foi homenageada no livro "Rare Bird of Fashion - The Irreverent Iris Apfel" em 2007, e seguidamente é matéria de revistas, jornais, blogs de moda e estilo do mundo inteiro. Sem contar que ela já decorou a Casa Branca diversas vezes, a convite dos presidentes: Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e Clinton. E tem mais: conquistou o prêmio "Ícone Global de Estilo" da WGSN (maior empresa no mundo pesquisadora de tendência, estilo, moda, desing...).





Seu estilo é icônico, uma junção de irreverência, subversão e extravagância de deixar qualquer um zonzo, sem saber para onde olhar. Deixa qualquer Porcina com vergonha!
Sua marca registrada são os grandes óculos redondos com armação preta emoldurando o rostinho miúdo e franzino. Muitos, mas muitos acessórios fazem parte das composições. E muita mistura de estilo, sem medo de ser feliz.


Iris nasceu em 29 de agosto de 1921 em Nova York. Começou a carreira escrevendo sobre moda no jornal "Women's Wear Daily". Casou com Carl Apfel em 1948, com quem vive até hoje. Juntos fundaram uma tercelagem que fazia matéria-prima para decoração e reprodução de padronagens antigas. A empresa durou trinta anos, com grandes nomes como Greta Garbo, na sua carta de clientes. Depois de fechar a empresa, continuaram atuando na área como consultores e designers de interiores. Começaram a viajar pelo mundo todo, e Iris apaixonou-se por acessórios. A partir de então ela começou a criar seu estilo, misturando Alta-Costura assinada por renomados estilistas, com peças étnicas de brechós e bazares, buscando sempre o humor e a diversão, nunca se preocupando com certo/errado ou tendências.

Casal Apfel






Frases de Iris Apfel:

"Odeio coisas que combinam."

"Eu me visto para mim. Unicamente para mim. Espero que as pessoas gostem, mas se não gostarem o problema é delas, não meu."

"Sem acessórios eu estaria perdida. Eles têm o poder de mudar inteiramente um look."

"São muito jovens, mas muitos estão mortos da cabeça para cima." [se referindo aos fashionistas de hoje]

"Você pode copiar o estilo de alguém, mas não será seu."

"O divertimento de vestir-se é uma experiência criativa."

"Sou uma vedete geriátrica minha querida, você não sabe?"

Imagens: Divulgação

Um comentário: