Este ano, Isis ganha documentário produzido pelo cineasta Albert Maysles para comemorar suas nove décadas de vida. Ela já teve uma exposição de seu guarda-roupa no Metropolitan Museum em 2005, foi homenageada no livro "Rare Bird of Fashion - The Irreverent Iris Apfel" em 2007, e seguidamente é matéria de revistas, jornais, blogs de moda e estilo do mundo inteiro. Sem contar que ela já decorou a Casa Branca diversas vezes, a convite dos presidentes: Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e Clinton. E tem mais: conquistou o prêmio "Ícone Global de Estilo" da WGSN (maior empresa no mundo pesquisadora de tendência, estilo, moda, desing...).
Seu estilo é icônico, uma junção de irreverência, subversão e extravagância de deixar qualquer um zonzo, sem saber para onde olhar. Deixa qualquer Porcina com vergonha!
Sua marca registrada são os grandes óculos redondos com armação preta emoldurando o rostinho miúdo e franzino. Muitos, mas muitos acessórios fazem parte das composições. E muita mistura de estilo, sem medo de ser feliz.
Iris nasceu em 29 de agosto de 1921 em Nova York. Começou a carreira escrevendo sobre moda no jornal "Women's Wear Daily". Casou com Carl Apfel em 1948, com quem vive até hoje. Juntos fundaram uma tercelagem que fazia matéria-prima para decoração e reprodução de padronagens antigas. A empresa durou trinta anos, com grandes nomes como Greta Garbo, na sua carta de clientes. Depois de fechar a empresa, continuaram atuando na área como consultores e designers de interiores. Começaram a viajar pelo mundo todo, e Iris apaixonou-se por acessórios. A partir de então ela começou a criar seu estilo, misturando Alta-Costura assinada por renomados estilistas, com peças étnicas de brechós e bazares, buscando sempre o humor e a diversão, nunca se preocupando com certo/errado ou tendências.
Casal Apfel |
Frases de Iris Apfel:
"Odeio coisas que combinam."
"Eu me visto para mim. Unicamente para mim. Espero que as pessoas gostem, mas se não gostarem o problema é delas, não meu."
"Sem acessórios eu estaria perdida. Eles têm o poder de mudar inteiramente um look."
"São muito jovens, mas muitos estão mortos da cabeça para cima." [se referindo aos fashionistas de hoje]
"Você pode copiar o estilo de alguém, mas não será seu."
"O divertimento de vestir-se é uma experiência criativa."
"Sou uma vedete geriátrica minha querida, você não sabe?"
Fonte: FFWMag, Colherada Cultural
Imagens: Divulgação
Excelente post, amei!
ResponderExcluir