13 de janeiro de 2012

Fashion Rio 2012_parte I

Essa semana começaram os lançamentos para o Inverno 2012, com o Fashion Rio. Como de costume, faço uma análise de todos os desfiles, afim de selecionar o que acredito que descerá das passarelas para as ruas, levando em consideração o gosto da compradora gaúcha, o qual venho estudando a mais de dois anos.
Como minha pesquisa no varejo ainda se limita ao público feminino, minhas escolhas nas semanas de moda evidenciam, lógico, esse segmento. Mas não vou deixar o consumidor de moda masculino de fora. As escolhas no segmento masculino serão baseadas no meu gosto pessoal e no que acredito como peça usável.
Seguem os looks escolhidos de cada marca e algumas considerações. Gostaria que meus leitores compartilhassem suas opiniões aqui nos comentários, pois na moda "trocar figurinhas" é muito importante, principalmente quando a questão é pesquisa, consumo X consumidor.

Terça-feira (10/01)
Alexandre Herchcovitch
Já falei em estações passadas que estou cada vez mais gostando do trabalho de AH, e desta vez afirmo: foi a melhor coleção dele que vi até hoje. E a julgar pela quantidade de imagens que escolhi, percebe-se que considero este o melhor desfile do Fashion Rio até agora. Uma coleção realmente focada no consumo, no Urban Life, sem perder a criatividade e a ousadia. O jeans (seu carro-chefe) trabalhado muito bem, com lavagens diferenciadas e shapes estruturados. A inspiração da coleção vem do clima artístico e vanguarda dos anos 80. Respingos nos jeans lembram roupa de artista plástico em seu ateliê. O camuflado e os pêlos e couros falsos lembram a estética dos 80's, mas desprovido do exagero.

Short com blusa; Blusão com jacquard; Trench e Parka: impossível não visualizar essas peças na rua

Vestidos com vários shapes agradam deversos tipos físicos.; jaqueta jeans com informação nova: peças usáveis com boas informações


Assim como as roupas, os acessórios estavam ótimos, com sacolas, bolsas-saco e mochilas bem pensadas, minimalistas e funcionais. Esse abotinado vai causar nas ruas, com certeza... e a boina vai fazer a cabeça do público jovem e antenado, que clama por esse tipo de informação.


Acquastudio
Coleção linda, mas para quem está buscando idéias para consumo no sul do país, achei um tanto distante de nossa realidade. Peças leves demais para o inverno sulino, e esse shape de mulherzinha dos anos 50 (o tal Lady Like) não faz muito a cabeça da gaúcha. Agora, quando o quesito é festa, casamento, formatura e etcs, aí pode ser que se veja algo do gênero . Portanto escolhi algumas peças que podem servir de inspiração para compradores deste ramo. Visto de perto, o trabalho nas peças e as texturas são fantásticos.

Renda em tom nude; new look revisitado com a mistura da renda e do metalizado; calça acetinada: peças sofisticadas ideais para ocasiões especiais. Agora essa botinha com bordado e salto colorido pode ser usada em qualquer ocasião

Patachou
Pelo visto o metalizado vai ser a palavra-chave do inverno. Agora, se vai realmente cair no gosto dos consumidores, é outra coisa. Inspirada no Oriente, a marca trabalhou bem essa informação do metalizado. Imaginando as peças sendo usadas no dia-a-dia, em separado, acompanhadas de um jeans podrinho ou uma alfaiataria mais clássica, pode-se conseguir bons looks, modernos e usáveis. Lindos os colares de bolas forradas de miçangas. Gostei da maquiagem, com rosto e olhos limpos, mas boca em tom bordô melado, bem a cara do inverno.

Casaco tipo kimono (imagine ele com uma calça sequinha ou um jeans); mantô reto metalizado (fica lindo com meia-calça de fio grosso); blusa soltinha com boca da manga bem larga (pode ser usada sobre outra blusa mais colada)

Alessa
Belíssima coleção, com lindo trabalho em estamparia. Inspirado no Oriente e nos tapetes persas, a marca trouxe shapes clássicos, modernizados pelo crash de estampas diferentes. Os tons terrosos imperavam, tendo o laranja como um ponto de luz.

Lindo esse casaco com maxi gola, vai agradar as gaúchas; essa calça-pijama estampada já foi vista em vários desfiles, quem sabe conquiste o público! O que falar desse abotinado com anabela de cortiça? Consumo certo.

Peças que sempre dão certo: maxi pull, trench bege sobre peças coloridas, blusão com saia levinha. Esta última é o tipo de peça diferente que agrada o consumidor final, a tal peça de vitrine

Cantão
Aqui a essência da marca é o foco no consumidor final. A Cantão pode não causar badalação com seus desfiles, mas sempre agrada seus consumidores e a crítica especializada. Peças certas, shapes modernos, cores vivas, sobreposições, conforto absoluto... esse foi o clima. O tema da coleção já dizia tudo: Conforto, sensações, casulo, metamorfose, transformações. Formas arredondadas, shapes longe do corpo, tecidos como tweed de lã, tricô de seda rústica, tricô de linho, entre outros, tudo harmonizado com o tema proposto.

Adorei os vestidos, as sobreposições e o macaquinho desses looks, com visual relax, largadão, de menina rica

Mais uma vez o metalizado, mas aqui apenas como um toque, na camisa estampada; adorei o maxi pull com patchwork  e assimetria de pontos

Essas botas do tipo quero-de-todas-as-cores vão direto para as prateleiras e de lá para os closets, com certeza

As bolsas também estavam lindas, com este padrão geométrico cinza, pontuado por couro colorido


Quarta-feira (11/01)
2nd Floor
A frase do criador da marca, Thiago Marcon, resume o clima da coleção: "Tento transformar o clássico em pop. E mostrar pras pessoas que o clássico não é necessariamente careta". Fato: ele conseguiu o que queria. O desfile apresentou peças bem pensadas, com shape de alfaiataria renovada. Tweeds misturados com couro fake, assimetria, pregas deslocadas, tricôs com padrões clássicos mas em combinações de cores atuais. A inspiração ficou por conta das imagens lúdicas de Robin Hood e clima de floresta.

Peças clássicas com cortes e padrões modernos: ótimo pro dia-a-dia invernal. O primeiro look é a cara da consumidora gaúcha mais antenada

Os acessórios seguiram o pensamento da coleção e ficaram ainda mais bonitos do que as roupas

Coven
A civilização Maia e o artesanato da cidade de Antigua, na Guatemala, inspiraram a coleção, trazendo belas texturas e tramas para as peças, bem a cara do inverno. Formas um tanto amplas, ora arredondadas, ora mais secas. Calças justas bem compridas (tapando a planta do pé). Ótimos blusões.

Gostei desse blusão com ponto aberto bordado com paetê gigante; o pull largadão verde-musgo com estampa colorida vai agradar o público jovem; lindo esse casaco transpassado em blocos de cores terrosas, em tecido com brilho

Melk Z-Da
Gostei mais do trabalho feito nos tecidos e da matéria-prima em geral do que das peças. Não que elas estivessem ruins, mas achei pouco comerciais para o inverno. A inspiração nas Bonecas de Barro rendeu boas propostas criativas, mas pouco usáveis.

Linda blusa com aplicação de argolas de barro; o colar pesado também é de barro; interessante o efeito resinado no algodão da peça rosinha, que ainda recebeu aplique de flores de tule

Os acessórios estavam fantásticos, com essa Ankle com fenda e Pump com salto inovador. A bolsa quadrada de corrente ganhou a mesma aplicação da blusa, com argolas de barro.

TNG
Outra marca que tem seu foco principal no consumo, e sabe fazer isso muito bem, é a TNG. Nesse inverno, a marca trouxe como tema a harmonia ente cidade e campo, misturando o denim com tons terrosos, trabalhando com jeans ecofriendly (100% reciclado), além de tricôs, moletons, algodão e outros, em shapes bem urbanos.

Peças que vão fazer a cabeça das gaúchas: vestido acinturado em jeans escuro; blusão de tricô com bombacha jeans curta; pontos em galgas grossas combinam com nosso frio

Lindo esse bordado no jeans, que enfeitou o casaqueto, combinado com short; mesmo efeito no casaco 3/4; parka com vestidinho + bota, perfeito!

Acessórios desejo: bolsa-saco com alça de corrente e abotinado meia-pata, com franjas, tudo com ar rústico

No próximo post, analisarei os desfiles da sexta-feira e do sábado e num terceiro post, mostrarei as escolhas do segmento masculino.

O que vocês acharam das minhas escolhas dos primeiros dias?

Imagens: Agência Fotosite em FFW

Um comentário:

  1. Olá Tai....muito bom...continue....e se puder pode me informar direto por meu email...trabalho com fios e tecidos e estou em estudos de lançamento de um braço de minha empresa em confecção...será de grande ajuda suas análises.
    abraços.
    Lauro Stampacchio
    email: laurotextil@hotmail.com
    (11) 4411-4540
    (11) 8649-4879

    ResponderExcluir