22 de janeiro de 2012

SPFW Inverno 2012_parte I

Depois da maratona na cidade maravilhosa com o Fashion Rio, agora é a vez da terra da garoa, que está causando com o São Paulo Fashion Week. E o blog MN! está de olho em tudo o que está rolando, claro.
Os primeiros desfiles, de quinta e sexta-feira, já nos deram a impressão do que vem por aí, com muito metalizado, muito brilho, mais uma vez o veludo (já visto em profusão no FR), um sopro de anos 90 (abandonando aos poucos os 80), calçados com solas inteiras e pesadas, muitas mochilas, verniz nos calçados... vamos acompanhando dia-a-dia os desfiles para ver tudo o que será apresentado na passarela, enquanto que eu aqui, analiso através do viés do consumo e procuro responder o que todos querem saber: o que vai "descer" das passarelas para nós mortais. As imagens que ilustram os posts são as peças das coleções que considero mais comerciais, mais próximas do inverno no RS e do gosto da consumidora gaúcha.
Sigam-me os bons!

Quinta-feira
Animale
A marca trouxe uma coleção que podemos chamar de rústico-chique, ou folk-fashion, com boas peças e boas cores. A silhueta mais reta e estruturada, com momentos de algum volume na parte de cima, causado mais pela matéria-prima do que pela modelagem. Com inspiração na Rússia, veludos e tricôs apareceram em cores como laranja, vermelho, marrom, bege, amarelo queimado e preto. O veludo, aliás, recebeu um tratamento diferenciado, artesanal, desgastado com o auxílio de ácidos até chegar a seu estado puro (seda), criando assim "manchas" no look. Muito interessante. Toques "peludos" e rusticidade nas tramas das malhas, mais o acréscimo de pequenos bordados ou mistura de texturas, são outros detalhes da coleção. Gostei bastante do make, em tons de marrom e preto nos olhos, com lábios naturais e pele matte, bem ao gosto das consumidoras.




Tufi Duek
Tufi veio minimalista, bem anos 90, com silhueta slim, comprimento midi (que ainda não agrada a muitas clientes), cintura marcada e cortes geométricos. A inspiração foi a Lua, o sportswear e Mugler nos anos 80, e percebe-se isso na cartela de cores e nos detalhes das peças. Preto, off white, cinza metalizado e verde oliva; viés em acabamentos, bordados de paetês, decotes redondos, calças justas. Os materiais eram malhas duplas, gaze dupla, lã com tela de paetê e algodão duplo. Tudo para dar conforto a pele, já que as peças eram ajustadas. O calçado também acompanha a idéia do minimalismo, uma ankle boot com os dedos a mostra e detalhe apenas de uma fivela. Make natural, apenas com um traço leve de delineador preto nos olhos, pouca máscara nos cílios e boca natural. Como esmalte virou artigo de moda, aí vai uma dica: essa cor cinza metálico bem escuro já é tendência.





Cori
Inspirada na Selaria e no Hipismo, a Cori trouxe uma coleção bem pesada, própria para dias bem frios, em lãs como mescla alpaca, cashmere aveludada e também algodão moleskin, renda de lã e couro normal ou em aspecto molhado. As cores acompanham o tema, com marrons, ocres, terracota, preto, beges e alguma coisa de verdes e azuis em tons fechados. Imagino essa coleção quase inteira no nosso inverno sulino. Ótimos calçados também, com botas e escarpins. As bolsas eram fantásticas, com cortes impecáveis, assim como os cintos.






Osklen
Esportividade é o DNA da Osklen, isso a gente já sabe. Esse ano, inspirado nas atividades das Nações Unidas, como Eco-92 e a próxima que será esse ano, no Rio (a Rio+20), a marca fez o que sabe fazer bem: design e conforto com preocupação ambiental. Os materiais eram lã, veludo de seda, chamois, pele sintética, couro de salmão, couro de pirarucu, neoprene, tricô e gorgurão orgânicos, misturando tudo em peças de cortes estruturados, sobrepostos e com volume na parte de cima. As cores: verde militar, laranja, preto, cinza, azul, dourado e marrom. Adorei as bolsas.




Sexta-feira
Pedro Lourenço
Pedro sabe trabalhar bem a modelagem e a mistura de materiais. E foi isso que se viu mais uma vez. Jersey, nylon, couro, mohair, veludo de seda, feltro de lã, crepe, foram alguns dos materiais, em cores como preto, cinzas, azulados, nude e coral. Silhueta reta, algum volume de materiais, cortes secos, lindo efeito degradê nas lãs, calças bem retas com comprimento até o tornozelo.


R.Rosner
Estreante no SPFW, vindo da Casa de Criadores, Ricardo Rosner trouxe glamour em peças mais direcionados para o mercado de festa. Inspirado num livro sobre Mariposas, um certo ar dark-chique foi desfilado em organzas, tafetás, bordados de cristais, tigimento artesanal e aplicações de renda. Tudo com cara de roupa de ateliê, para poucos. Cores: preto, nude, amarelo e violeta. Muita transparência e muito brilho reinou na coleção R. Rosner. Toda essa idéia também pôde se ver nos calçados, com ar boudoir. Destaque para o make com batom vinho bem escuro e efeito matte. Segundo a blogueira Juliana Petit, quem comanda um programa no GNT, esse cabelo com rabo baixo vai virar hit, pois foi visto em diversos desfiles até agora.





Alexandre Herchcovitch (fem)
Ótima coleção, bons tecidos, boas cores, boas combinações, nada de frescura. Alexandre melhora a cada estação. Couro metalizado, malha, renda, nylon, seda creponada e gabardine foram os materiais. Marrom, caramelo, berinjela, amarelo, coral e dourado foram as cores. Para nós, atenção maior para casacos. Os calçados estavam bem interessantes, uma ankle boot com língua, de salto bem grosso e detalhe metálico na biqueira e um escarpin de bico redondo com biqueira dourada e salto também grossão.



Iódice
Inspirada no rock luxuoso do livro "Rock and Royalty" de Giane Versace, a marca trouxe muito preto, muito metalizado, laminado, lustroso e alguma transparência, em peças com shapes ora fluidos ora pesados.  Uma estampa de píton enganava (não era couro). Outras cores mostradas foram nude, ouro rosa, cobre e cinza.


Triton
Achei um pouco exagerada a coleção da Triton. Tinha um pouco de tudo: peças estampadas num look tipo lenço, casacos pesados, calças esportivas com blusões, looks de estilo college, looks de estilo alfaiataria anos 80... Uma coisa é certa: listras. Materiais: crepe pesado, tricô, organza, bordados em canutilhos e miçangas. Cores: preto, amarelo, cinza, azul, laranja e marrom. Gostei das texturas. Calçados bem pesadões, para um consumidor bem jovem e antenado. Adorei todas as mochilas de shape bem funcional, em vários materiais, com vários compartimentos. A bolsinha quadradinha, de couro, que podia ser carregada na mão ou tipo mochila também é bem prática e versátil.





Por enquanto é isso... vamos acompanhando para ver o que mais vem por aí.
Aguardo o retorno de vocês, com suas opiniões sobre as coleções, o melhor, o pior, o estranho, o fantástico... comentem comigo!

Fonte: FFW

Nenhum comentário:

Postar um comentário