31 de agosto de 2010

Veronika decide morrer

Ontem assisti o filme Veronika decide morrer, longa baseado no livro homônimo de Paulo Coelho
Gostei mais do livro.

A história envolve uma jovem mulher descontente com uma vida sem sentido que decide se matar, mas o suicídio fracassa e ela acaba sendo levada ao manicômio, onde o médico local utiliza métodos pouco convencionais de tratamento. Lá, ela depara-se com personagens que a fazem descobrir o sentido da vida que tanto buscava.
A temática é muito boa, este livro de Paulo Coelho nada tem de místico ou espiritual das obras anteriores, ela conta a realidade, nua e crua, de nossas incertezas, escolhas, frustrações. E como a vida pode nos surpreender em momentos de desilusão.
Mas a diretora Emily Young não soube transcrever esta temática de maneira forte, intensa, como era de se esperar. A intensão era realizar um filme-arte, e algumas cenas chegaram a atingir este objetivo (algumas).
A cena do piano, em que a personagem Veronika (Sara Michelle Gellar) contracena com Edward (Jonathan Tucker) é um exemplo. Mas a atriz permanece sem-graça praticamente o filme todo.



Para quem gosta de filmes leves, calmos, sem grandes arroubos, ele é bom.

Agora o livro, vale muito a pena ler. Aliás, sou suspeita, pois já li todas as obras de Paulo Coelho, com excessão da última.

Um comentário: