31 de julho de 2012

Mary Jane quem é você?

A marca Miu Miu lançou uma coleção de sapatos Mary Jane lindos, em várias cores e com glitter no salto, ou todo de glitter em preto e prata. Aproveitando o lançamento, o blog MN! resolveu fazer um post especial sobre esse sapatinho mega estiloso, que há décadas nos encanta e nos faz deseja-lo.

Seu surgimento é antigo: nasceu em uma história em quadrinhos de 1902, do artista Richard Felton Outcault, nos EUA, primeiramente lançado no New York Herald. Nesta historinha, chamada "Buster Brown", havia uma personagem chamada Mary Jane, que era irmã do personagem central, e que usava o tal sapato, chamando a atenção da criançada (talvez por isso ele seja associado a inocência, muitas vezes chamado de Sapato Boneca). Em 1904, Richard fez uma parceria com a empresa Brown Shoes para desenvolver os tais sapatos.


Fotos: Wikipédia
Nos anos 20, ele foi aderido pelos "baladeiros" da época, que freqüentavam festas embaladas pelo Charleston. O salto baixo e a tira no tornozelo permitiam aos foliões, dançar até cansar, sem correr o risco de perder o sapato no meio da festa. Antes feitos em couro, agora eram ornados com cetim, renda, veludo e pedrarias.



Imagens originais de Charleston (dança)
Fotos Reprodução

Mas foi nas décadas de 50 e 60 que ele virou febre, nos pés de celebridades como Audrey Hepburn e Twiggy e também nos pés das Pin-ups, ícones femininos das ilustrações de campanhas publicitárias.

Modelo Twiggy
Foto Reprodução

Pin-ups
Fotos do livro Gil Elvgren The Complete Pin-ups, da Taschen

Originalmente rasteiro, de bico redondo e tira sobre o pé, foi ganhando novas versões ao longo das décadas: salto médio, bico fino, peep toe, versão sandália... mas sempre com tira na frente.



Versões atuais, tem para toooodos os gostos:

Fotos Reprodução


Coleção da Miu Miu 2012 (que inspirou este post)

Foto Divulgação


E aí, você já tem seu Mary Jane???

Nenhum comentário:

Postar um comentário