10 de julho de 2012

XI Integra Moda na Serra Gaúcha



Looks modernos, que buscam a elegância e a praticidade contemporânea, revisitando os grandes clássicos da moda, com inspirações em diferentes culturas e décadas entram em cena, dia 11 de julho, durante a 11ª edição do Integramoda RS, evento que irá apresentar as tendências do Outono Inverno 2013 para mais de 500 pessoas envolvidas com moda.

Nesse dia, o Comitê de Estilo do Fitemasul e o Núcleo de Moda do Sindivest mostram seus trabalhos para empresários e fornecedores do setor têxtil e de confecções, estilistas e estudantes com informações privilegiadas que os colocarão em contato com o que há de mais atual e moderno na moda internacional. Além disso, o Integramoda RS proporciona o contato direto entre quem fabrica a matéria-prima e quem cria e produz, unindo num mesmo evento expositores, grupos de pesquisa e empresários do setor.

Para apresentar as tendências, o Integramoda RS divide sua programação em desfile técnico de malharia retilínea e tecido plano, workshops de atualização em modelagem (para malharia e plana), palestras e visitação às empresas expositoras e às ambiências. No desfile técnico, as peças são produzidas com o apoio de grandes e importantes parceiros, que mostram as novas tecnologias em tecidos, máquinas, fios e modelagem. Além disso, todas as tendências apresentadas serão entregues ao final do evento em um material especialmente desenvolvido para consulta.



Desfile Técnico Outono Inverno 2013

Na passarela, o 11º Integramoda RS mostrará 56 looks do Outono Inverno 2013, silhuetas chave, numa cartela de cores e padronagens importantes, além de combinações propositais que enfatizam o fashion da estação, divididos em quatro temas:

Malharia Retilínea

Postura Elegante: A nova elegância busca, nos clássicos dos anos 50 e 60, referências de refinamento e silhuetas renovadas pelo uso de materiais nobres.  A riqueza dos detalhes confere as peças uma opulência discreta.

Dândi Contemporâneo: Com inspiração no luxo dos períodos Eduardiano, Belle Epoque e Art Noveau, misturados à alfaiataria dos anos 70, apresenta-se o grande retorno dos conjuntos e ternos. Padronagens com motivos gravataria e papel de parede são aplicadas em bases com brilho sintético.

Drama Austero: Influência da austeridade gótica, religiosidade do renascimento e o excesso do barroco nos bordados, com peças que apresentam equilíbrio entre o estilo monástico e uma sensualidade velada. Presença do dourado e renda em silhuetas alongadas e sobreposições de capas - peça chave deste tema.

Herança Global: Influência de culturas com inspiração no gelo do Ártico. Uso de peles, brilho de pedrarias em cristal. Bordados com inspiração ovos Faberge, destaque para o branco.

Setor de Confecção Dândi ContemporâneoTempo forte, com clima de romance passado. De certa androgenia (que mescla mimeticamente a força do homem e a delicadeza da mulher), esconde-se nos anos 30/40 para deixar o inverno militar e nostálgico. Breve volta ao passado recente, com a força da alfaiataria contemporânea. O universo masculino conduz a dança e o estilo prático da vida.
  Postura EleganteEspaço para uma visão feminina do tempo, para uma mulher dona de si, que tem estilo eglamour suficientes para tomar decisões sem perder a essência. Lady, descontraída, de sorriso fácil e doçura no olhar. Tempo de resgatar valores e integrá-los no jeito agitado de levar a vida.
 Herança Global: Memória cultural alimentada por viagens reais ou a mundos distantes. Herança globalizada por experiências, sentimentos e reações aprendidas através da vivência. Tempo de ter contato com o natural, com a poeira do passado, com o oriente e com o ocidente. Pausa para construir um mundo novo e talvez nômade. Onde tudo tem um valor considerável!
 Drama AusteroPausa para a dramaticidade que o frio traz. Tudo é conduzido numa linha tênue, entre o austero e o tolerante, entre o expressivo e o indiferente, entre o imponente e o modesto.  Momento de apurar o gosto, refinar a alma e deixar a vida ter duplo sentido, sem perder a essência.
  O setor em números 

O Pólo de Moda da Serra Gaúcha abrange os municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Guaporé. São 1.429 empresas da indústria têxtil e de confecções, que juntas geram aproximadamente 10 mil empregos (dados da RAIS do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de 2010). Caxias do Sul representa 64% do total de empresas (916) e 61% dos empregos (5.095), sendo a cidade sede do polo. No Rio Grande do Sul são 9.225 mil empresas do têxtil e de confecções, que empregam mais de 38 mil pessoas.


O Integramoda RS é uma realização do APL - Pólo de Moda Serra Gaúcha, Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Fitemasul), Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e FIERGS/Senai. Tem patrocínio do Banrisul e apoio do Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário