8 de junho de 2011

Exposição Grace Kelly

A segunda exposição que visitei no domingo em São Paulo foi Os Anos Grace Kelly Princesa de Mônaco.
Confesso que me surpreendi com essa exposição! Fui lá achando que seria legal, mas nada tão interessante quanto a do Pierre Cardin, que era a exposição principal a meu ver. Fique emocionada e encantada com essa expo da princesa, que ainda está em cartaz, e fica até 10 de julho, no Museu de Arte Brasileira da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), que aliás é um prédio belíssimo, mas que não pude fotografar.
Divida em 12 salas: Filadélfia, Nova Iorque, Hollywood, Hitchcock, Encontro, Casamento, Amigos, Bailes, Jardim Particular e Mulher Secreta, Maternidade e Família, Glamour e Princesa, Real.
Grace Kelly foi modelo, atriz e princesa; foi musa do estilista Oleg Cassini, do cineasta Alfred Hitchcock e esposa do Príncipe Rainier III de Mônaco. Era linda quando fotografava, era boa como atriz (ganhou um Oscar em 1955 por Amar é Sofrer), foi uma princesa glamourosa (foi ela quem trouxe de volta os bailes tradicionais do principado, com o intuito de angariar fundos para a Cruz Vermelha). Supervisionava tudo o que fazia, desde fotos e filmes, até os eventos beneficientes. Adorava flores! Tinha um jardim belíssimo e produziu algumas obras de arte com esse tema
A cada sala, um exclamação (ohhhhhhh): fotografias, vídeos, peças e acessórios do seu vestuário, cartaz de todos os filmes em tamanhos grandes, álbuns de fotografia pessoais, cartas e bilhetes escritos por ela ou para ela, convites de festas e eventos (inclusive o convite do casamento), peças de roupas dos filhos quando bebês, sua vida como atriz, princesa, mãe, esposa, amiga e mulher. Vestidos assinados pelos mais variados estilistas estavam lá: Maison Dior, Balenciaga, Yve Saint Laurent, Madame Grés, Chanel, Marc Bohan, entre outros; a bolsa Kelly da Hermés estava lá, com direito a réplica gigante e réplicas temáticas, além da original, claro; o vestido de primeiro encontro estava lá; o de noivado, o de casamento no civil, também estavam lá; e o magnífico vestido de noiva, com sapato e caixa do sapato toda forrada em seda e renda, com brasão bordado a ouro, também estavam lá! Até o Oscar (original) que ela ganhou estava lá; seu Mapa Astral também!!!
O vestido, na verdade foi construído para a exposição, mas é réplica exata, com mesmo tecido e materiais (realmente, é muito parecido com o vestido de Kate, só mais recatado).
A Sala Hitchcock é o cenário do filme Janela Indiscreta do diretor, e que ela atuou e dentro do cenário há câmeras antigas que podemos ver imagens dos filmes, além de objetos originais utilizados nos filmes.
A Sala Baile é fantástica, com fotos dela e do príncipe nos bailes e alguns dos vestidos usados nesses bailes estavam lá, ao vivo e a cores!!!!!
Agora NADA se compara a sensação de entrar na Sala Real, onde as jóias estão expostas. GOD!, aquilo é lindo demais. É a sala mais cheia e a que tem maior burburinho, lógico!
Várias jóias: brincos, anéis, colares, coroas, tudo em diamantes, ouro, esmeraldas, rubis, lápis-lazuli, e ao lado descrições das peças, com nome das marcas e procedência das pedras. Um luxo! Cartier, Van Cleef & Arpels entre outros. A sala é de tirar o fôlego.
Só teve um incoveniente em tudo isso: quando cheguei, pedi para a moça que estava na entrada se podia fotografar, ela disse que sim, mas que a bolsa deveria ser deixada no guarda-volumes. Fui lá, tirei a máquina da bolsa, na frente da menina, entreguei a bolsa e fui para a expo. Comecei a fotografar que nem doida, óbvio. Até que chega um dos guardas e me diz que não podia fotografar a exposição. Fiquei p#$@, claro. Expliquei para ele que me deram a informação que podia, ele falou pelo rádio com alguém, e me disse que tinham me passado a informação errada e me pediu desculpas. Eu disse que tudo bem, mas que ele avisasse o pessoal lá dá frente sobre isso para que ninguém mais passasse por esse constrangimento. guardei a máquina na bolsinha e pendurei no pescoço, inconformada na frente do vestido de noiva, afffff, como queria fotografar aquilo! E as jóias então!!! E o vestido Mondrian de YSL que estava lá!!!! A bolsa Kelly!! Ai, que dó!
Tudo bem, valeu a pena mesmo assim. Recomendo: quem puder ir a Sampa ver essa expo, não perca, é uma verdadeira aula de história da moda!
Abaixo, algumas imagens que consegui fazer, nas Salas Filadélfia e Nova Iorque.
















Folder da exposição
Parte interna do folder
Com uma beleza e uma classe dessas, só podia ter seduzido um estilista
um cineasta e um príncipe!
Ah, não resisti e comprei o livro sobre ela na lojinha ao lado da exposição: Kelly, da coleção Movie Icons, da Taschen, com imagens dela em todos os filmes que fez. Lindo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário